21 de junho de 2007

Solstício de verão

Para comemorar a chegada do verão, fomos passear em Vyšehrad. Hoje foi o dia mais longo no hemisfério Norte, o chamado "solstício".
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, da linha do equador.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos, que oscila entre o calendário das estações em um dia. No hemisfério Sul, o de dezembro é o solstício de verão e o de junho é o solstício de inverno. O oposto acontece no hemisfério Norte.
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

Quando ocorre um solstício no inverno significa que esse dia é o menor do ano e a noite a mais longa. Quando ocorre no verão significa que é o maior dia do ano e a menor noite.

Estas fotos foram tiradas entre 21h e 22h.


Nenhum comentário: