22 de maio de 2007

Curiosidades sobre a República Tcheca (atualizado)

Criei este tópico para você ficar sabendo das curiosidades deste país, bem como informações interessantes sobre a ligação entre a República Tcheca e o Brasil. Estarei atualizando com freqüência, conforme for lembrando ou achando mais coisas:

  • No século XX, muitos tchecos emigraram para a região Centro-Oeste do Brasil. Esses imigrantes chegaram principalmente nas décadas de 1940 e 1950, liderados por Jan Antonín Baťa, irmão de Tomáš Baťa, ambos empresários da indústria de calçados que haviam deixado a Tchecoslováquia após a ocupação dos Sudetos (saiba mais) pelos nazistas em 1938. Jan Baťa fundou várias cidades no Brasil: Bataiporã, Bataguassu, Batatuba e Mariaópolis. Atualmente, a rede de lojas Baťa é a líder em calçados na República Tcheca.
  • Fred Figner foi um emigrante tcheco de origem judaica que viveu nos Estados Unidos e desembarcou em Belém (Pará) em 1891. Nos primeiros anos no Brasil, Figner viajou por várias regiões do país, fazendo exibições públicas de um fonógrafo. Nove anos depois, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fundou, em 1902, a Casa Édison, a primeira gravadora comercial no Brasil. Desse modo, a empresa de Figner tornou-se uma pioneira na gravação e venda de Música Popular Brasileira (MPB).
  • A cidade de Santo Antônio do Capivari, no estado do Rio de Janeiro, teve o seu nome mudado para Lídice em homenagem à aldeia tcheca de mesmo nome, destruída pelos nazistas em 1942.
  • Nova Petrópolis (RS) é uma "cidade-irmã" de Jablonec nad Nišou.
  • Na Páscoa, as mulheres recebem chicotadas dos homens. Após o açoite, os homens recebem um banho de água fria das mulheres.
  • São Nicolau visita as criancinhas Tchecas na noite de 5 de Dezembro, acompanhado do anjo e do diabo (vulgo beuzebú). Se a criança se portou bem, recebe balas e chocolates. Caso contrário, o diabo dá uma comida de rabo e coloca carvão dentro dos sapatos delas.
  • Aqui não existe Papai Noel. Quem entrega os presentes de Natal no dia 24/12 é o Menino Jesus.
  • Muita gente pensa que a cerveja Budweiser é originalmente americana. Estão enganados. A Budweiser americana é, na verdade, um plágio da cerveja Budějovický Budvar, fabricada na cidade de České Budějovice (que dá o nome à cerveja). Duvida? É só dar uma checada em http://www.budvar.cz
  • A República Tcheca é campeã do mundo em consumo de cerveja. Por ano são mais de 160 litros por habitante. De fato, a melhor que já tomei.
  • A cerveja tipo "Pilsen" tem o seu nome derivado da cidade de Plzen, onde foi inventado o processo de fermentação mais usado atualmente pelas cervejarias em todo o mundo.
  • O Fundador de Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi neto do carpinteiro Jan Nepomuk Kubíček, nascido em Třeboň, no sul da República Tcheca.
  • O inventor das primeiras lentes de contato, em 1961, foi o cientista tcheco Otto Wichterle.
  • O piloto da Força Aeronáutica Tcheca Vladimír Remek foi o primeiro cidadão não Americano ou Soviético a subir no espaço em 1978.
  • Na República Tcheca nasceram, entre outros famosos, os ecritores Franz Kafka e Milan Kundera; os compositores Bedřich Smetana, Antonín Dvořák e Leoš Janáček; os tenistas Ivan Lendl e Martina Navrátilová; o construtor de carros Ferdinand Porsche e o pai da psicanálise Sigmund Freud.

3 comentários:

Luís disse...

Interessante essa história do chicote.

Anônimo disse...

Muito prazer em conhecê-los.
Meu nome é Nelson Bata de Oliveira, sou neto de Jan Antonin Bata, e estive na República até o último dia 10/05, basicamente na Morávia, em Zlin, mas tambem três dias em Praga.
Apenas a título de colaboração, Anaurilândia não é uma das cidades criadas por meu avô no Brasil, as outras quatro que vocês mencionam sim.
Mas a obra dele, tanto no Brasil e na República, quanto no resto do mundo, é vastíssima e muito rica. Vale a pena conhecer.
Se tiverem interesse, podem me contatar - nelsonbata@yahoo.com.br ou nelsonbata@hotmail.com
Sugestões para vocês conhecerem aí na República - Zlin, santuário de N. Sa. de Rosting, taverna do castelo de Detenice ( 60 km de Praga mais ou menos ).
Saudações de Presidente Prudente/SP - Brasil

Anônimo disse...

bom comeco