21 de dezembro de 2008

Tradições Natalinas

Comer carpa no Natal é uma tradição de longa data neste país. Aproximadamente uma semana antes do Natal aparecem grandes baldes com carpas vivas nas ruas. É só escolher a carpa que mais lhe agrada - alguns pedem para matar na hora, outros levam vivas para matar em casa, na véspera de Natal.
.
O quê?!? Viva?!? Mas aonde o coitado do peixinho fica nadando até a hora do abate? Uma excelente pergunta, cuja resposta não posso dar com certeza pois não conheço ninguém que comprou uma carpa viva. As más línguas dizem que o peixinho fica nadando na banheira de casa. Onde será que o dono da carpa toma banho enquanto isso? Tenho certeza que nestes casos a casa deve ter duas banheiras...
.
Ah... A pessoa que compra a carpa viva também não é obrigada a comê-la. Muitos fazem um ato de caridade e boa ação e devolvem o peixinho à liberdade.
.
Pessoalmente, sou mais um tender com abacaxi ou um pernil com azeitonas e batatas. Viva a diferença cultural!!!
.

Um comentário:

Anônimo disse...

É na banheira mesmo. Podem ver em alguns filmes tchecos. Já passei natais com a família da minha esposa. Normalmente se usa mais qdo se tem crianças em casa ou dependendo da família.
Lembrem-se vcs estão em Praha, bem diferente do interior tcheco.

Somos da Morávia e do interior. Acho muito diferente, o interior tcheco, de Praha. Sou apaixonado por Praha mas é no interior que vc tem a verdadeira cultura ainda preservada. O centro de Praha está muito turístico e o praguense está se mudando para a periferia de Praha. Prove disso é que os colégios e creches estão fechando no centro de Praha.

Muito legal o blog, parabéns!!!