31 de maio de 2007

Aniversário de casamento

Para comemorarmos o nosso aniversário de 4 anos de casamento, fomos jantar no restaurante que fica no alto da Torre Žižkov, em Praga 3. Em uma data tão especial, um jantar bem romântico. Vista panorâmica da cidade, pôr-do-sol às 10h da noite e comida de primeira!

Só por curiosidade, esta torre possui 216 metros de altura, e foi construída entre os anos de 1985 e 1992 no distrito de Žižkov, cujo nome homenageia o líder Hussita Jan Žižka.

.

28 de maio de 2007

A Hollywood Tcheca
Fundado em 1932, os Estúdios Barrandov são hoje palco de uma verdadeira revolução na indústria mundial do cinema. Atraídos pelos custos mais baixos, mão-de-obra especializada e belíssimas locações, os produtores americanos gastam anualmente cerca de 200 milhões de dólares em produções na República Tcheca.

Rodar um filme em Barrandov é mais econômico porque as produtoras estrangeiras ficam isentas de impostos, desde que contratem os serviços e as instalações de empresas locais. As equipes geralmente levam de Los Angeles apenas o diretor, alguns técnicos-chave e o elenco. Os “operários’’ do cinema, como os carpinteiros e os pintores do set, são tchecos e ganham aproximadamente 1/10 do que se paga em Hollywood aos profissionais sindicalizados.

O complexo Barrandov, usado por Hitler para fazer filmes de propaganda nazista quando ele ocupou a cidade durante a Segunda Guerra, não faz feio na comparação com os de Hollywood. Dispõe de 11 estúdios, 270 mil figurinos e 110 mil adereços, além de estar em sintonia com os avanços tecnológicos disponíveis na indústria americana. Entre as produções mais recentes, estão filmes de sucesso como 007 Casino Royale, Hanibal Rising, O Ilusionista, Oliver Twist, Alien vs. Predador, Identidade Bourne, Triple X, e muitos mais. Isso sem contar com clássicos do cinema, como A Insustentável Leveza do Ser e Trens Estreitamente Vigiados (filme tcheco ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1966).

25 de maio de 2007

Parece que os russos estão investindo no setor imobiliário na República Tcheca...

23 de maio de 2007

Nelson Bata de Oliveira deixou um comentário sobre o post "Curiosidades sobre a República Tcheca":

"Muito prazer em conhecê-los. Meu nome é Nelson Bata de Oliveira, sou neto de Jan Antonin Bata, e estive na República até o último dia 10/05, basicamente na Morávia, em Zlin, mas tambem três dias em Praga.Apenas a título de colaboração, Anaurilândia não é uma das cidades criadas por meu avô no Brasil, as outras quatro que vocês mencionam sim. Mas a obra dele, tanto no Brasil e na República, quanto no resto do mundo, é vastíssima e muito rica. Vale a pena conhecer. Se tiverem interesse, podem me contatar - nelsonbata@yahoo.com.br ou nelsonbata@hotmail.com Sugestões para vocês conhecerem aí na República - Zlin, santuário de N. Sa. de Rosting, taverna do castelo de Detenice ( 60 km de Praga mais ou menos ). Saudações de Presidente Prudente/SP - Brasil"

Olá Sr. Nelson!
Muito obrigado pelo seu comentário. Já efetuei a correção da informação que o senhor mencionou. Quando vier para Praga novamente, é só avisar que podemos nos encontrar. Sinta-se à vontade para divulgar este blog, que contém um pouco da nossa vida neste país que é a nossa segunda casa.
Abraços,
Edu e Jane.

22 de maio de 2007

Curiosidades sobre a República Tcheca (atualizado)

Criei este tópico para você ficar sabendo das curiosidades deste país, bem como informações interessantes sobre a ligação entre a República Tcheca e o Brasil. Estarei atualizando com freqüência, conforme for lembrando ou achando mais coisas:

  • No século XX, muitos tchecos emigraram para a região Centro-Oeste do Brasil. Esses imigrantes chegaram principalmente nas décadas de 1940 e 1950, liderados por Jan Antonín Baťa, irmão de Tomáš Baťa, ambos empresários da indústria de calçados que haviam deixado a Tchecoslováquia após a ocupação dos Sudetos (saiba mais) pelos nazistas em 1938. Jan Baťa fundou várias cidades no Brasil: Bataiporã, Bataguassu, Batatuba e Mariaópolis. Atualmente, a rede de lojas Baťa é a líder em calçados na República Tcheca.
  • Fred Figner foi um emigrante tcheco de origem judaica que viveu nos Estados Unidos e desembarcou em Belém (Pará) em 1891. Nos primeiros anos no Brasil, Figner viajou por várias regiões do país, fazendo exibições públicas de um fonógrafo. Nove anos depois, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fundou, em 1902, a Casa Édison, a primeira gravadora comercial no Brasil. Desse modo, a empresa de Figner tornou-se uma pioneira na gravação e venda de Música Popular Brasileira (MPB).
  • A cidade de Santo Antônio do Capivari, no estado do Rio de Janeiro, teve o seu nome mudado para Lídice em homenagem à aldeia tcheca de mesmo nome, destruída pelos nazistas em 1942.
  • Nova Petrópolis (RS) é uma "cidade-irmã" de Jablonec nad Nišou.
  • Na Páscoa, as mulheres recebem chicotadas dos homens. Após o açoite, os homens recebem um banho de água fria das mulheres.
  • São Nicolau visita as criancinhas Tchecas na noite de 5 de Dezembro, acompanhado do anjo e do diabo (vulgo beuzebú). Se a criança se portou bem, recebe balas e chocolates. Caso contrário, o diabo dá uma comida de rabo e coloca carvão dentro dos sapatos delas.
  • Aqui não existe Papai Noel. Quem entrega os presentes de Natal no dia 24/12 é o Menino Jesus.
  • Muita gente pensa que a cerveja Budweiser é originalmente americana. Estão enganados. A Budweiser americana é, na verdade, um plágio da cerveja Budějovický Budvar, fabricada na cidade de České Budějovice (que dá o nome à cerveja). Duvida? É só dar uma checada em http://www.budvar.cz
  • A República Tcheca é campeã do mundo em consumo de cerveja. Por ano são mais de 160 litros por habitante. De fato, a melhor que já tomei.
  • A cerveja tipo "Pilsen" tem o seu nome derivado da cidade de Plzen, onde foi inventado o processo de fermentação mais usado atualmente pelas cervejarias em todo o mundo.
  • O Fundador de Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi neto do carpinteiro Jan Nepomuk Kubíček, nascido em Třeboň, no sul da República Tcheca.
  • O inventor das primeiras lentes de contato, em 1961, foi o cientista tcheco Otto Wichterle.
  • O piloto da Força Aeronáutica Tcheca Vladimír Remek foi o primeiro cidadão não Americano ou Soviético a subir no espaço em 1978.
  • Na República Tcheca nasceram, entre outros famosos, os ecritores Franz Kafka e Milan Kundera; os compositores Bedřich Smetana, Antonín Dvořák e Leoš Janáček; os tenistas Ivan Lendl e Martina Navrátilová; o construtor de carros Ferdinand Porsche e o pai da psicanálise Sigmund Freud.

20 de maio de 2007

Passeio de pedalinho no Rio Vltava


Aí eu pergunto de novo - Será que um dia poderemos levar nossos filhos para fazer esse passeio no Rio Tietê?


A resposta - Depende de cada um de nós. Clique aqui e veja como.

19 de maio de 2007

Červená Lhota

Cerca de 1h30m de carro de Praga, no sul da Boêmia, fica o vilarejo de Červená Lhota. Na verdade, não dá para classificar nem como vilarejo, pois não vimos casas nesse lugar. A principal atração é esse castelo vermelho que tem no meio desse lago.

Um programa bem agradável para um dia quente e ensolarado de Primavera, com direito até a passeio de bote no lago.

17 de maio de 2007

Gostei dessa foto.

Mereceu um post só para ela.

Ao fundo pode-se ver as torres da Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Em primeiro plano, detalhe das duas torres que ficam na entrada do Rudolfinum, a maior sala de concertos da cidade.

Foto tirada por volta das 21 horas.

16 de maio de 2007

Está vendo como é útil aprender tcheco?

13 de maio de 2007

Kutná Hora

Coincidência ou não, fomos a Kutná Hora exatamente 1 ano depois que fui pela primeira vez.

Mas dessa vez foi muito melhor pois (1) estava com a Jane e (2) o dia estava muito bom para um passeio desses, como é possível ver nas fotos.
.
.

8 de maio de 2007

Os sacoleiros
Aproveitando que 8 de Maio só é feriado na República Tcheca, fomos até a cidade de Dresden, na Alemanha (cerca de 1h30m a noroeste de Praga), para fazer compras. No Brasil o pessoal vai para o Paraguai; aqui os sacoleiros vão para Dresden.
Algumas coisas até são mais baratas por lá, mas a maioria dos preços é bem equivalente. O grande diferencial é a variedade - Indo fazer compras em um lugar desses é que se percebe a diferença entre um país realmente desenvolvido e um que ainda precisa fazer muito para se desenvolver.
.

5 de maio de 2007

Pražského povstání

Dia 8 de Maio é feriado aqui na Repúbilca Tcheca. Mas o que se comemora nesta data, perguntam?
Entre os dias 5 e 8 de Maio de 1945 ocorreu a chamada "Insurreição de Praga" (em tcheco, Pražského povstání). Foi uma tentativa da população de dar um final definitivo à ocupação alemã em Praga no fim da 2a Guerra Mundial.
Apesar das tropas americanas já terem entrado na Tchecoslováquia naquela data, elas não podiam avançar além de Pilsen (80 Km a Oeste de Praga), devido a um tratado entre Washington e Moscou. Haviam rumores de que as tropas Soviéticas já estavam chegando a Praga, mas ninguém sabia ao certo quando, pois os Alemães detinham todos os meios de comunicação.
Após 4 dias de uma batalha no estilo "Sansão x Golias", mais de 1700 civis Tchecoslovacos já haviam sido mortos pelas tropas alemãs, e o fracasso da insurreição era quase certo. Foi quando, em 9 de Maio de 1945, as tropas do Exército Vermelho Soviético chegaram a Praga e conseguiram obter a rendição final dos Alemães, que já estavam enfraquecidos depois de 4 dias de intensas batalhas contra a população local.
Para ver mais fotos reais dos dias da insurreição, clique aqui.