Cidadania Tcheca - O (longo) caminho das pedras
Caso você não seja descendente de primeiro grau de um Tcheco (o que automaticamente te daria direito à cidadania) aqui estão as etapas, em linhas gerais, que você tem que passar para ser considerado um cidadão deste país:
1) Para ficar por aqui mais do que 90 dias, você tem que ter um visto. Este visto precisa ser atrelado a algum motivador (estudo, trabalho, ...), e é chamado de "visto de residência temporária". Pode ser de curto prazo, válido por 90 dias, ou de longo prazo, válido por 365 dias.
2) Após 5 anos ininterruptos morando na República Tcheca com um visto de residência temporária (e portanto sendo considerado um estrangeiro que não tem direito a nenhum benefício de um cidadão, mesmo pagando impostos), você pode requerer o visto de permanência. Este é o primeiro passo para adquirir a cidadania, mas ainda não dá direito a diversas coisas, inclusive a votar.
3) Após 5 anos ininterruptos morando na República Tcheca com um visto de permanência (aí já são 10 anos), pode-se dar entrada no pedido de cidadania. Segundo o Ministério do Interior, a cidadania Tcheca é "O grau mais alto de integração à sociedade Tcheca que um estrangeiro pode adquirir". Para isso, o candidato precisa, além de apresentar toda a farta documentação necessária:
- Abrir mão de qualquer outra cidadania que a pessoa tenha em qualquer outro país (e apresentar um documento do país onde a pessoa nasceu provando que ela não é mais cidadã deste);
- Provar que possui fluência no idioma Tcheco, através de uma entrevista e uma prova escrita;
- Apresentar o Curriculum Vitae em Tcheco, provando a intenção do candidato de viver aqui para o resto da vida.
Detalhe, para um recém-nascido ser considerado Tcheco, não basta nascer aqui. O pai, a mãe ou ambos (de preferência) têm de ser Tchecos.
Agora vem a minha pergunta - Considerando que a taxa de crescimento populacional da República Tcheca é de -0,9% ao ano (isso mesmo, a população está diminuindo), e considerando toda essa "imensa" vontade que eles têm de naturalizar cidadãos estrangeiros, em pouco mais de 100 anos essa raça vai sumir do mapa. Certo?
Informações mais detalhadas no site
www.en.domavcr.cz