28 de maio de 2006

LIBEREC

Outra viagem bem curta e legal de se fazer em um dia, Liberec fica menos de 100 Km ao norte de Praga, em uma região conhecida como Česky Raj (Paraíso Tcheco). Na verdade, esta cidade fica na fronteira entre a Rep. Tcheca, a Alemanha e a Polônia.

Liberec é uma cidade de porte grande para as proporções do país (cerca de 100 mil habitantes), sendo a capital da Boêmia do Norte. Bem próximo à cidade tem uma montanha chamada Ještěd, de onde se pode ter uma vista maravilhosa de toda a região.

27 de maio de 2006

Mezi Ploty

Neste Sábado (27/05) fui a um festival de música chamado Mezi Ploty (Entre Muros).

Este festival acontece todo ano em um manicômio aqui em Praga. É um lugar muito bonito, com vários jardins numa área bem grande e arborizada. Além de várias bandas tocando simultaneamente, tem também apresentações de teatro e vários outros eventos culturais.

No final, o chinês da barraca do Yakissoba ainda deu uma canja no violão. Muito legal...

BEM-VINDA, BRUNA!!!

Hoje nasceu a Bruna, minha sobrinha. Apesar de estar um pouco longe, já consegui tirar uma foto ao lado dela, 2 dias após o nascimento. Esse Skype realmente é demais...

Parabéns à mamãe, ao papai, ao vovô, à vovó, ao titio (eu) e à titia (Jane)!

Não é fácil estar longe... :-(

22 de maio de 2006

Parece que o verão chegou antes do esperado aqui na República Tcheca.
Os termômetros não deixam mentir...

21 de maio de 2006

Museu do Comunismo

Apesar de não ser muito divulgado, por ser um museu particular, vale a pena visitar o Museu do Comunismo. Possui fotos e objetos que relatam toda a trajetória do comunismo na Tchecoslováquia e na União Soviética, desde a concepção do modelo com Stalin e Lenin, até a Perestroika e a Revolução de Veludo, que marcaram o fim do comunismo no Leste Europeu.

Achei o slogan deste Museu perfeito - "Dream, Reality, Nightmare" (Sonho, Realidade, Pesadelo). Quando os Soviéticos libertaram a Tchecoslováquia do domínio Nazista no Fim da II Guerra Mundial, a população sonhava com uma vida melhor. Mas a dura realidade imposta pelo governo Soviético a todos os países do bloco comunista fez com que esse sonho se transformasse em pesadelo rapidamente.

Para quem se interessa pelo assunto e quiser visitar o museu, ele fica na Rua Na Přikopě n.10, próximo à Praça Venceslau. O site é http://www.muzeumkomunismu.cz/

"Twice we welcomed Soviet tanks with tears in our eyes. The tanks were the same, but the tears were different..."

20 de maio de 2006

Hluboká nad Vltavou

A Boêmia do Sul realmente tem lugares fantásticos. A apenas 30 Km ao norte de Česky Krumlov, cerca de 140 Km ao Sul de Praga, fica a cidade de Hluboká nad Vltavou (nad Vltavou significa "sobre o Vltava").

Uma cidade com 4.000 habitantes que tem um dos castelos (Zámek Hluboká) mais bonitos que já vi, tanto por fora quanto por dentro. Vale a pena visitá-lo, pois o ingresso é barato (50 CzK) e já inclui guia. O jardim do castelo, em estilo inglês, é imperdível.

Para quem quiser conhecer melhor o lugar, seguem os links:

http://www.zamekhluboka.cz/ - Site oficial do Castelo "Zámek Hluboká"
http://www.hluboka.cz/ - Site oficial do município de Hluboká nad Vltavou

17 de maio de 2006

Olha o que dá querer pagar 20 Coroas para cortar o cabelo.

Acho que o barbeiro só falava tcheco...


16 de maio de 2006

Kofola

A Coca-Cola comunista.



Bom demais !!!
www.kofola.cz


Když ji miluješ, není co řešit

14 de maio de 2006

Sushi Party

Neste Domingo, o pessoal da DHL organizou uma festa com comida japonesa. Veio em boa hora, pois há quase 3 meses que não comia sushi e sashimi. A lombriga já estava quase saindo pela boca.

Foi muito divertido, teve piscina, futebol, pebolim, ...


13 de maio de 2006

Kutná Hora

Esta cidade do século X teve o seu desenvolvimento baseado nas minas de prata descobertas na região. As atividades de mineração cessaram há mais de 300 anos, mas ainda hoje é possível fazer uma visita guiada pelas minas.

A Catedral de Santa Bárbara (foto à esquerda), construída entre 1301 e 1403, é uma das mais bonitas que já vi até agora. Tem 3 torres em estilo gótico, e fica em uma parte alta da cidade, o que dá mais destaque ainda.

Tem também uma capela feita de ossos humanos, equivalente à Capela dos Ossos de Évora, em Portugal.

Um passeio bem light para se fazer em um dia, pois fica 65 Km a Leste de Praga.



8 de maio de 2006

Dia da Libertação do Fascismo

8 de Maio é feriado nacional na República Tcheca. Este é o dia que os tchecos consideram como o fim da II Guerra Mundial, pois foi quando as tropas soviéticas conseguiram retirar definitivamente os alemães do país. Mal sabiam eles que estavam se livrando de uma e pegando outra pior ainda...

Bom, nada melhor do que aproveitar um feriado em uma segunda-feira ensolarada sem ter nada o que fazer para ir ao Jardim Zoológico.

6 de maio de 2006

Brno

A República Tcheca é dividida em 2 regiões: Boêmia (porção Ocidental) e Morávia (porção Oriental). Brno é a segunda maior cidade do país, e também a capital da Morávia.

Fica a cerca de 2 horas de carro de Praga, no extremo leste do país. De Brno é possível ir a Viena (capital da Áustria) ou Bratislava (capital da Eslováquia) em menos de 1 hora.

Aproveitei o Sábado de Sol e fui visitar a cidade com uns amigos da DHL. Com cerca de 370 mil habitantes, Brno é uma cidade tranqüila, limpa, organizada e com toda a infra-estrutura que existe em Praga.